Como funciona

Entenda como funcionam os painéis solares e o nosso fluxo de trabalho

Nosso fluxo de trabalho

5 passos para você começar a produzir sua própria energia

Visita técnica

Análise de viabilidade do projeto

Projeto

Elaboração do projeto e levantamento dos materiais

Orçamento

Apresentação dos preços, marcas e fornecedores de confiança para compra direto de fábrica

Compra dos materiais

Definição das marcas, produtos e fornecedores

Instalação

Hora de instalar e colocar a usina para funcionar

vistoria final

Finalizando com uma vistoria que garante a qualidade e segurança

Como analisar sua fatura

Sua primeira fatura, sempre vem com resíduos de utilização do medidor antigo, sendo somente após a segunda fatura, que irá vir com sua efetividade plena do sistema.

Analisar a fatura de energia elétrica após o sistema de energia solar instalado envolve alguns passos específicos. Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a entender e analisar sua fatura de energia com energia solar:

Legenda de Informações:

  1. Informações da Unidade Consumidora: Aqui lista o endereço da unidade, nome do proprietário, classificação da unidade, grupo de tensão e tipo de tarifa. O destaque aqui é para a classificação monofásica.

  2. Dados de Medição: A informação mais importante aqui é o período de medição. Isso é importante para comparar o período de forma correta no aplicativo de seus sistemas fotovoltaicos.

  3. Histórico de Consumo kWh: Últimos 12 meses e mensagens. Estará listado informações de seu Saldo de Créditos de Energia aqui. 

  4. Resumo da Fatura: Consumo total em kWh de energia que foi retirada da concessionária, valor final da fatura atual e no topo temos o período de referência (REF).

  5. Dados do Faturamento: Descritivo do consumo de energia, assim como os valores de energia consumida, energia injetada por geração distribuída e aditivos adicionais, como iluminação pública COSIP.

Nomenclatura:

As linhas Consumo TUSD e Consumo TE remetem a energia que foi utilizada da distribuidora. Normalmente durante a noite, em horários que sistema fotovoltaico não está ativo, ou produzindo equiparado ao seu consumo.

As linhas Energia Injetada TUSD e Energia Injetada TE se referem energia injetada pela usina fotovoltaica na rede da Celesc. O sistema somente irá injetar as sobras do consumo da casa. Ou seja, se a casa estiver consumindo 3kWh e estiver produzindo 5kWh, será a diferença do consumo injetado na rede, no caso 2kWh

  • TE significa Tarifa de Energia, é basicamente o custo da energia paga.
  • TUSD significa Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição e refere-se ao custo de levar a energia para a unidade consumidora. A divisão é necessária pois impostos são calculados de forma diferente em ambas as tarifas.

Custo de disponibilidade, conhecido popularmente como taxa mínima, é o valor cobrado pelas concessionárias pela disponibilidade integral do serviço. Sendo:

  • 30 kWh para padrões monofásicos.
  • 50 kWh para padrões bifásicos.
  • 100 kWh para padrões trifásicos.

Essa quantidade de kWh referente ao seu custo de disponibilidade, nunca será creditado da sua geração. Ou seja, se o seu sistema produzir 300kWh e o seu consumo for de 300kWh com a sua rede monofásica, a Celesc irá cobrar os 30kWh do custo de disponibilidade e irá lhe dar desconto em 270kWh.

Vamos para a análise propriamente dita

Primeiro passo:
Identificar na fatura o período de leitura (data de leitura anterior e atual) conforme exemplo abaixo:

Agora é só abrir as estatísticas do mesmo período no aplicativo de geração de energia e comparar os dados do seu sistema com a fatura. Acessar o sistema de monitoramento via site no computador clicar em “HISTÓRIA” selecionar os meses de referência identificadas na fatura e “EXPORTAR”.

Com isso será necessário a geração de dois documentos em Excel e somar todos os kWh de PRODUÇÃO DIÁRIA com o período da leitura da fatura. Com essa análise, teremos o valor de kWh PRODUZIDOS.

No exemplo kWh gerados pelo cliente entre 21/02 a 20/03 = 731 kwh

Leitura GTP = kWh INJETADOS (sobra)

KwH injetados na rede pelo cliente (diferença entre Leitura GTP anterior e atual)

Com essa análise, teremos o valor de 453 kWh INJETADOS (Sobra). Tendo essas informações, precisamos identificar o CONSUMO SIMULTANEO (Diferença do que foi produzido subtraindo o que foi injetado)

Exemplo: kWh injetados: 453kWh – kWh produzidos 731kWh = 278 kWh auto consumo simultâneo.

Consumo total faturado 415kwh (leitura da CELESC, informação retirada da fatura) + 278kwh consumo simultâneo = 693kwh consumo total do cliente.

Neste caso, analisamos o consumo do cliente nos últimos 12 meses informados na fatura conforme abaixo, e com isso conseguimos identificar, que o consumo total do cliente em 03/2023 foi de 283kwh.

Havendo um aumento de consumo em 59%.

Em caso de os números de leitura da Celesc não baterem com o que está no medidor IN LOCO, poderá ser solicitado uma contestação de fatura pelo titular da fatura no contato da CELESC 08000480120.

Unidades Consumidoras BENEFICIÁRIAS:

Só irão créditos para as beneficiarias, os créditos que SOBRAM entre a GERAÇÃO x CONSUMO da UCG (unidade geradora) ou seja, a casa principal.

Se a casa aumentar o seu consumo e gastar todo o seu credito (geração de sobra) eventualmente não existem sobras para mandar para unidade beneficiaria.

Considerações Finais

A energia solar é uma escolha inteligente e sustentável para o futuro energético. Ao adotar a energia solar, você não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também contribui para um meio ambiente mais limpo e saudável.

Esperamos que este manual seja útil para você iniciar sua jornada com energia solar. Se tiver alguma dúvida ou precisar de assistência adicional, não hesite em entrar em contato conosco.

Compartilhe sua experiência: Compartilhe sua experiência positiva com energia solar com amigos, familiares e colegas. A conscientização sobre os benefícios da energia solar pode inspirar outros a considerar a adoção dessa fonte de energia limpa e sustentável.

Lembre-se de que seu sistema de energia solar é um investimento de longo prazo. Com os cuidados adequados e a manutenção regular, você poderá desfrutar dos benefícios da energia solar por muitos anos. Se surgirem dúvidas ou problemas, não hesite em entrar em contato conosco para assistência do pós venda no telefone 47 9 9927-2939.

Entre em contato e comece a produzir sua própria energia

Estamos ansiosos para atender você

Entrar em contato
Olá 👋
Converse conosco pelo WhatsApp